empreendedorismo

Atendimento ao cliente: melhorando cada dia mais

Se você está negociando seja virtualmente, por meio de um canal de vendas na internet, ou ainda, em um ponto de vendas físico, uma das coisas que se precisa sempre otimizar é o atendimento ao cliente, afinal de contas, é este um fator determinante para o sucesso de sua empresa.

Ter como prioridade um atendimento ao cliente em múltiplos canais, é fundamental, haja vista que os seus clientes podem estar vindo dos mais diversos locais, e como dito sobre a importância da internet nos negócios, o foco principal é um atendimento nos principais canais utilizados por seu cliente.

O que é um canal de comunicação e venda?

Pense que um canal de venda é uma frente de loja, isto é, onde seus clientes lhe encontram afim de adquirir seu produto ou serviço, seja ele para consumidor final ou empresa. E os canais de atendimento devem ser focados no seu nicho, então, de nada vai adiantar ter um site de venda de roupas, sem um perfil comercial do Instagram, mas, não é necessário ter uma página de alta performance no myspace, haja vista que, você, tem como sua base os clientes do Brasil, que não utilizam esta plataforma.

Por isso, conhecer o seu cliente é o principal ponto, afim de oferecer um atendimento comercial adequado.

e-mail

Ao contrário do que se cogita atualmente, ter um e-mail profissional com seu domínio é extremamente importante. Imagine-se ao fazer negócio com a empresa “Maria do pastel”, ao pedir o e-mail, ela te apresenta um e-mail com final @gmail.com ou ainda @outlook.com ?

Acredito que você não terá tanta credibilidade em uma empresa que se apresenta virtualmente, de forma a não exercer um domínio sob seu nome, por isso o registro de domínio é uma das coisas que se deve ser feita logo após o início da vinda de seu negócio para os meios digitais.

Acredite se quiser, em uma grande gama de provedores de serviço de internet e hospedagem, ao adquirir o registro de seu domínio conjunto com uma hospedagem, o seu e-mail profissional é criado, e seu nome passa a ser mais profissional sendo por exemplo seunome@suaempresa.com

Facebook e Instagram

As redes sociais são grandes aliadas para as pequenas empresas, já que permitem que até o mais pequeno dos negócios, possa ser localizado com ferramentas de localização, indicação e acompanhamento de dados em massa.

Agora, imagine, tudo isso gerenciado de forma correta, com alto potencial de resultados em pouco tempo?

O poder das redes sociais, sobretudo o Facebook e WhatsApp, tem se mostrado importantíssimo, haja vista que cerca de 76% das vendas são concretizadas online, e, em tempos atuais devido a pandemia de COVID19, as vendas aumentaram muito mais, e, uma das grandes razões, é a possibilidade de divulgação em massa de produtos e serviços em cadeia, além do barateamento do custo de divulgação se comparado com outros meios.

Ter uma presença ativa nas redes sociais, com foco em divulgação de seu produto e serviço em redes sociais que, estrategicamente lhe permitirão encontrar o seu cliente, é uma das maiores chaves para o sucesso.

proatividade no atendimento

Ter um atendimento proativo é muito mais do que apenas atender rapidamente, e sim, ter formas de relacionar-se com o cliente, de forma à que, nos tornemos especiais como empresa, para o consumidor, não basta hoje em dia a relação de compra e venda, e sim, a participação ativa da empresa, tanto como a empatia, em seus atendimentos.

O exemplo mais simples que se pode ter, se trata do arquivamento de dados de um determinado cliente, afim de identificar suas preferências, e dados, e com isso, no dia de seu aniversário, ou outra data comemorativa, enviar a ele por exemplo um e-mail, oferecendo ele algum brinde ou cupom de desconto excepcional, à depender de seus critérios.

O diferencial do que será oferecido é o que conta, não basta simplesmente seguir tendências do mercado, e sim, melhorar mais e criar novas tendências, tornando sua marca original, criativa e especialmente, proativa.

unificação de atendimento

Atualmente temos atendimento em redes sociais como Facebook, Instagram, e-mail, gerenciamento de leads, além de Whatsapp e por que não, telefone.

Realizar o atendimento de seus clientes em diversos canais, pode se tornar uma atividade extremamente cansativa, à depender da quantidade de canais de comunicação com o cliente.

Aqui na Nossa Tecnologia, utilizamos diversos sistemas especialisados em unificação de atendimento, afim de permitir que, por meio de um único canal de atendimento, possamos atender diversos outros.

Estes sistemas são chamados de CRM (Customer Relationship Manager) também conhecidos como Gerenciadores de relacionamento com o cliente. Permitem unificar canais de atendimento em um único, e ainda, permite que, a empresa, continue um atendimento com base no anterior, unificando dados de um cliente e suas preferências, ainda gerando dados analíticos para um melhor gerenciamento e treinamento.

Treinamento de colaboradores

O treinamento adequado de seus colaboradores deve ser trabalhado, retrabalhado e atualizado, não somente quando há problemas, mas, sim, toda vez que houver alguma inovação na empresa, permitindo que os colaboradores deem informações precisas, assertivas, não restando dúvidas aos consumidores, haja vista que incertezas podem causar danos em suas transações, além de manter sempre um padrão de atendimento de qualidade, eficiência e ágil, com um operacional devidamente qualificado bem como fornecedores que consigam cumprir seus prazos, afim de que não haja demoras ou problemas.

Coordenando o seu atendimento de forma à obter uma assertividade e desempenhos aprimorados, de forma a garantir a resolução de problemas e transações mais rápidas, por meio de múltiplos canais sociais é a fonte para permitir que você desenvolva muito mais o seu negócio, de forma a tornar o mesmo mais eficiente e rentável em pouco tempo.

Se você quiser, pode ainda conferir outros posts na nossa categoria de empreendedorismo e venha fazer sucesso com a Nossa Tecnologia!